terça-feira, 19 de maio de 2009

ANGOLA PRÉ COLONIAL E A CHEGADA DOS PORTUGUESES

Embora a historia pré colonial grande parte de Africa tem sido cuidadosamente pesquisada e preservada, há relativamente pouca informação a respeito da região que forma a Angola contemporânea quanto ao que era antes da chegada dos europeus em finais do século XIV.
Os colonizadores de Angola, os Portugueses, não estudaram as áreas de maneira tão exaustiva como os investigadores Britânicos, Franceses os Alemãs o fizeram em relação os seus impérios coloniais. De facto, os Portugueses estavam mais preocupados em registar o passado do seu próprio povo em Angola do que em relação a historia das populações indígenas.
As informações disponíveis indicam que os habitantes originais da Angola dos nossos dias se dedicavam a caça e a recolecção os seus descendentes, chamados Bushmen pelos europeus, ainda habitam porções do Sudoeste Africano e um número diminuto deles pode ainda ser encontrado no sul de Angola. Estes Khoisan perderam a sua predominância no Sudoeste africano como resultado da expansão para Sul dos Bantu durante o primeiro milénio A. C.
Os povos Bantu eram negróides adaptados a agricultura, caça e recolecção que terão começado provavelmente a sua migração das florestas húmidas próximas da região que hoje corresponde a fronteira entre a Nigéria e os Camarões. A expansão Bantu foi feita por grupos pequenos que empreenderam pequenas deslocações ao longo do tempo como resposta as condições económicas ou politicas. Alguns historiadores acreditam que os Khoisan foram pacificamente assimilados em vez de serem conquistados pelos Bantu. Outros acreditam que devido a sua natureza pacifica os Khoisan, simplesmente deixaram as suas áreas e deslocaram – se para sul longe dos recém-chegados.
Em todo o caso, os Bantu estabeleceram – se em Angola entre os anos 1300 e 1600, e alguns tantos podem ter chegado mais cedo. Os Bantu formaram um número de reinos historicamente importantes. O primeiro e talvez mais importante destes reinos foi o reino do Congo, surgido entre meados de 1300s e meados 1400s numa área que se estende entre aquelas que são hoje as fronteiras de Angola e da Republica Democrática do Congo. Outros reinos importantes eram o Ndongo, localizado a sul do Congo; Matamba, Kasanje, e Lunda, localizados a Este do Ndongo; Bié, Bailundu, e Ciyaka, localizados no planalto a Este de Benguela; e Kwanhama (também escrito Kwanyama), localizado próximo daquilo que hoje corresponde a fronteira entre Angola e Namibia. Embora eles não tenham desenvolvido um governo central forte, os Chokwe (também escrito Cokwe) estabeleceram um centro cultural importante a norte daquilo que hoje corresponde a Angola.
Os reinos pré coloniais diferiam em área e numero de súbditos que deviam obediência, embora nominal a autoridade central. Os reis podiam não controlar mais terra ou pessoas que os soberanos locais, mais eram geralmente reconhecidos como lideres. Aos reis era oferecido tributo e atribuídos poderes religiosos e sobrenaturais bem como autoridade. O poder real de um rei, era todavia determinado grandemente pelas suas qualidades pessoais e não tanto por arranjos institucionais.
Os reinos africanos tiveram tendência de estender as suas linhas de comunicação para longe do Oceano Atlântico. Ate a chegada dos Europeus, os Africanos encaravam o mar como um obstáculo ao comércio. Embora o mar podia fornecer sal e conchas que podiam ser usadas como moeda, o interior trazia a promessa de melhores zonas de caça, zonas agrícolas , mineração e comércio.
Tradução e Adaptação:
Guido de Jesus Siolengue
(geral@huambodigital.com)
http://huambodigital.com/angola-pre-colonial-e-a-chegada-dos-portugueses/

1 comentário:

  1. Assim como os europeus constituiram as suas nações e as suas fronteiras após um longo percurso da humanidade em que se mataram uns aos outros, roubaram, prejudicaram etc,não se pode pretender que os povos africanos fossem diferentes. A raça é só uma a raça humana. E o processo de hominização ou melhor, de humanização, ainda não terminou, nem sei se alguma vez, seres imperfeitos e finitos como todos somos, atingiremos esse grau que seria proximo da divindade.

    Pretender que os khoisan foram pacificamente assimilados em vez de serem conquistados pelos Bantu, ou mesmo que, devido a sua natureza pacifica simplesmente deixaram as suas áreas e deslocaram – se para sul longe dos recém-chegados, é fazer tábua raza de uma outra tese que defende
    que os Bantu os perseguiram e exterminaram tal como os americanos fizeram aos peles vermelha na América. Sou europeia, procuro colocar na balança os erros dos nossos antepassados em relação aos africanos , porque não fazem o mesmo em relação aos Khoisan? Só mantendo uma mente aberta face o devir da História a poderemos compreender ajudando com o nosso contributo os povos alcançarem a tão almejada paz universal.

    ResponderEliminar